Mobile First é um método onde o foco do desenvolvimento de projetos web está direcionado aos dispositivos móveis. A técnica prioriza a construção da arquitetura mobile, seguida do pensamento para desktops. O conceito está cada vez mais popular no mercado da comunicação e da tecnologia.

É indiscutível que o uso de smartphones revolucionou o mercado. Segundo um estudo da The Global Mobile Report, 29% dos brasileiros navegam utilizando apenas o celular e 73% do tempo online é passado no mobile. Além disso, o mobile ultrapassou o desktop nos e-commerces, com 60% do tempo de acesso. Os dados reforçam a ideia: é tempo de transformar as mentalidades criativas e analiticas para o mobile first em todas as áreas.

Separamos alguns conceitos e aplicações para que você possa embarcar no universo dos smartphones e impulsionar o seu negócio. Vamos nessa:

Design Responsivo x Mobile First

Quando os dispositivos móveis começaram a ganhar força, surgiu o design responsivo, que nada mais é do que uma forma de automatizar a adaptação de produtos com foco em desktop para outras telas. Assim, o desenvolvedor cria o site com formato para computador e responsivamente a visualização fica aceitável para smartphones e tablets.

O mobile first difere desta técnica por pensar na experiência do usuário mobile como o próprio nome sugere: em primeiro lugar. Ao desenvolver produtos para dispositivos móveis e, a partir disso, adaptar para desktop, você estará privilegiando as novas tendências e ganhando pontos com o seu público.

Design Responsivo x Mobile First

O que priorizar?

Ao trabalhar projetos mobile, priorize não só a forma, mas também o conteúdo e a navegabilidade. Lembre-se que é preciso considerar alguns fatores antes do desenvolvimento:

  • Velocidade de servidor: como está o carregamento das suas páginas? Conforme o Google Data, 53% das visitas a sites no mobile são abandonadas quando uma página leva mais de três segundos para carregar;
  • Suas mensagens são eficientes desde a primeira palavra? Mesmo com um carregamento rápido, você tem alguns segundos de contato para impactar e atrair com sua mensagem. Caso contrário, você pode acabar sendo trocado por outras infinitas possibilidades disponíveis na palma da mão dos usuários;
  • Pense no contexto dos acessos: os clientes podem estar no transporte público, no trabalho ou na praia. Por isso, é preciso entreter essa pessoa com um conteúdo completo. Segundo o Test my Site, se a experiência no celular for negativa, ela terá 62% menos chances de consumir novamente.
  • Tenha um bom software de análise de dados para mobile, garantindo que será possível mensurar o impacto das suas ações

Por fim, é hora de aplicar o mobile first e se aproximar do seu público. Confira 4 formas de priorizar o conteúdo para dispositivos móveis no marketing digital:

  • Site: o primeiro passo para uma estratégia mobile first completa é construir o site da sua empresa com foco total na navegabilidade com celulares;
  • Redes sociais: é importantíssimo ter uma presença digital mobile. Assim, publique conteúdos com pouco texto, use o formato vertical e invista em vídeos e imagens.
  • E-mail Marketing: se você envia newsletters aos clientes, que tal enviar conteúdos que chamem atenção na palma da mão e portanto sejam fáceis de ler? Desenvolver os e-mails com prioridade mobile impede erros de adaptação responsiva que diminuem a fonte ou desconfiguram o visual nos diferentes dispositivos.
  • Campanhas completas: através de aplicativos, por exemplo, é possível criar campanhas inteiras voltadas para os usuários de dispositivos móveis.

Colocar o mobile first em prática significa envolver todo o time no trabalho. As diferenças para a construção voltada ao desktop estão tanto no conteúdo, layout, programação e análise. Portanto, esteja atento a cada detalhe!

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