Como fazer sorteio no Instagram? Tudo o que você precisa saber!

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Se você nunca pensou em fazer um sorteio no Instagram, quero começar este post te dando algumas estatísticas:

Segundo levantamento feito pela Tailwind, contas que fazem sorteios e promoções no Instagram podem aumentar seus seguidores 70% mais rápido do que contas que não fazem.

O mesmo estudo comprovou que posts relacionados a promoções no Instagram têm aproximadamente 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas comparados à posts tradicionais. Além disso, a pesquisa constatou que 91% de todos os posts que alcançaram mais de 1000 comentários no Instagram são posts de promoções.

São dados MUITO significativos, eu sei. Mas eu não poderia começar este texto falando, apenas, que os sorteios são um método muito eficaz para aumentar o engajamento da sua página no Insta. Isso é óbvio, afinal, para ganhar prêmios que lhe interessem, os seguidores estão dispostos a curtir, comentar, compartilhar o post, marcar outros amigos, postar fotos abraçando um poste e o que sua criatividade puder imaginar.

Mas, não basta sortear um iphone 10 pra mandar bem. Existem alguns cuidados – e estratégias – que diferenciam um sorteio da promoção da tia do bolo. E são justamente esses “detalhes” que serão abordados neste post!

Veja, passo a passo, como fazer um sorteio no Instagram do jeito certo!

Antes de tudo, defina seu objetivo

Se você decidiu fazer um sorteio no Instagram, deve ter definido qual é o objetivo dessa campanha. Se não fez isso, pare e tire o jegue de trás da carroça. Sem saber aonde quer chegar, você sequer terá condições de medir seus resultados!

E, acredite, medir os resultados é ESSENCIAL. Não só para provar o valor do seu trabalho, mas para entender erros e acertos e, claro, otimizar suas próximas tentativas.

Alguns dos objetivos mais comuns ao realizar concursos, promoções e sorteios são:

  • levar visitantes para um site ou blog (tráfego);
  • aumentar o número de followers em um perfil no Instagram;
  • aumentar o alcance da marca;
  • engajar os seus seguidores (através de likes e comentários);
  • divulgar um produto ou notícia;
  • vender um produto ou serviço.

Como você pôde ver, são muitas as finalidades. Portanto, escolha a sua para medir o sucesso da sua campanha posteriormente, combinado?

Afinal, como fazer sorteio no Instagram?

Em tese, um sorteio começa depois que você faz o post de divulgação, mas ele deve ser pensado na etapa do planejamento. Sendo assim, é necessário definir alguns elementos antes de colocá-la no ar. Siga em frente.

Defina qual será o prêmio

Sorteios pedem prêmios. Óbvio.

Mas não pode ser qualquer prêmio. Lembre-se, grandes sorteios pedem grandes prêmios.

Pode ser um produto físico, digital, um desconto, um ingresso ou até mesmo uma assinatura gratuita. A dica de ouro aqui é: entenda – e explore as preferências da sua persona e premie com algo RELACIONADO ao seu negócio. Ainda que essa não seja uma relação direta.

Mas, calma, não estamos falando o dono da farmácia precisa fazer uma promoção de Novalgina! Ele pode sortear um cupom de 500 reais para compras, por exemplo.

Determine a quantidade de vencedores

Um sorteio no Instagram pode ter apenas um ganhador ou múltiplos vencedores. É preciso estipular a quantidade, pois isso pode influenciar diretamente no desempenho da campanha.

Existem alguns sorteios que premiam as pessoas que conseguem mais likes em um comentário, por exemplo. No caso de vários vencedores, os demais participantes continuarão engajados mesmo que o primeiro colocado esteja a muitas curtidas de distância.

Estabeleça regras para o sorteio no Instagram

As regras de um sorteio devem ser criadas e seguidas à risca, ou você está sujeito a perder a credibilidade diante de seus seguidores. No Instagram, há diversos métodos conhecidos para isso.

O primeiro deles é por meio da utilização de hashtags. Funciona assim: um usuário publica uma foto e utiliza uma hashtag específica na descrição. Depois, por meio da ferramenta “explorar”, o realizador do sorteio pode ter acesso a todas as pessoas que usaram aquela etiqueta.

O segundo formato é o mais simples: as curtidas. A promoção consiste no sorteio de um prêmio para todas as pessoas que simplesmente curtirem a foto.

A terceira forma é uma das mais populares no aplicativo. Trata-se da marcação de amigos nos comentários. Essa técnica é aplicada da seguinte maneira: a marca cria uma publicação e, na descrição, revela as regras do concurso. Geralmente, elas incluem a marcação de três amigos.

Assim, para participar da promoção, o usuário deve acionar três outras pessoas. Esse é um excelente formato para criar um grande alcance, já que cada usuário que recebe a notificação gera uma nova oportunidade ao marcar outros três.

Mas nada disso impede que você crie outros pré-requisitos. Alguns administradores incluem seguir o perfil da página ou curtir a fanpage, por exemplo.

Estabeleça uma data de início e término

Não se esqueça de colocar uma data de início e término (quando ocorrerá o sorteio em si). Isso criará um senso de emergência.

E, é claro, as pessoas que participarem provavelmente contarão nos dedos os dias para saber quem são os vencedores.

Fique atento às diretrizes do Instagram

Apesar de esse ser um recurso extremamente valioso, lembre-se de que a plataforma não é a casa da mãe Joana.

Qualquer sorteio ou promoção realizado em território nacional é fiscalizado pela Caixa Econômica Federal. Isso significa que você estará sujeito a penalizações caso viole alguma regra.

Para ter acesso a todas as informações relacionadas, acesse as regras para Distribuição Gratuita de Brindes.

Além disso, o próprio Instagram também tem suas regras relacionadas às sorteios e promoções. Para observá-las, basta acessar as Diretrizes de Promoção do aplicativo.

Elabore uma imagem e texto para sorteio no Instagram

Você terá que pensar com muito cuidado na imagem oficial e texto (ou legenda) dessa imagem, afinal, ela documentará todas as regras, critérios e condições do sorteio.

Para a imagem, algumas dicas:

  • Crie uma imagem incrível (ela precisará atrair o olhar do público no feed)
  • Insira as informações principais na imagem (se você contar apenas com a legenda para isso, corre o risco de passar batido no feed. Muitas pessoas podem não entender do que se trata.)
  • Apresente, na imagem, o prêmio

Já o texto para o post do sorteio, servirá como um complemento da imagem e, especialmente, como um campo para inserir suas ressalvas. Além de detalhar o prêmio, a ação esperada (explique isso de forma clara, para não ser contestado caso alguém se confunda) você terá que informar a data do sorteio.

Como promover sorteio no instagram?

Estratégia pronta, é hora pensar na divulgação do sorteio.

Não precisamos nem dizer que você terá que investir em mídia para isso, certo? Além do feed, você pode anunciar o sorteio no Instagram Stories e, claro, investir em uma segmentação precisa.

Usar hashtags na legenda também é fundamental para ampliar o alcance da campanha.

APP para sorteio no Instagram

Existem várias opções legais de APPs e sites para sorteios no Instagram. Veja algumas:

Sorteiogram

sorteiogram

Se o critério do seu sorteio for o de comentários, é bem simples realizá-lo usando o Sorteiogram.

Basta acessar a página da aplicação no dia do sorteio e logar com a conta do Insta. Depois, basta selecionar o post do sorteio e pronto! A ferramenta puxará todos os comentários e fará o sorteio.

O ideal é que você faça a captura de tela desse procedimento e divulgue no Instagram para que ninguém tenha dúvidas quando à seriedade do sorteio.

Outras ferramentas que funcionam como o Sorteiogram são:

Wishpond

wishpond

Essa ferramenta também pode ser usada para sorteios e promoções no Facebook, Pinterest ou no seu próprio site. Diferente dos sites acima para sorteios, o Whishpond é um APP completo, que atende a diversos critérios: hashtags, melhores fotos, texto, etc.

A escolha da ferramenta dependerá dos critérios estabelecidos no seu sorteio.

Heyo

heyo

Assim como o Wishpond, o Heyo permitirá sorteios e campanhas com critérios diferentes: competições de fotos, benefícios por indicações de amigos, entrega de descontos, etc. Apesar de paga, ela possui teste grátis de 7 dias.

Como evitar erros e problemas em promoções e sorteios no Insta?

Como nem tudo são flores, alguns problemas podem acontecer em meio à promoção. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para lidar com os contratempos e eventualidades que possam surgir:

  • lembre-se de cumprir com o regulamento exatamente como foi divulgado;
  • seja bem claro com relação à premiação. Se tiver imagens, melhor. O prêmio deve condizer com o que foi prometido;
  • caso algum dos participantes viole uma das regras, informe-o para que ele não crie expectativas;
  • evite mudar as regras durante a campanha;
  • seja sincero com seus seguidores. Se algo der errado, avise-os em outra postagem;
  • não peça ações demais. Se você pedir que os usuários curtam outras fanpages, marquem muitos amigos ou outras ações mais complexas, é grande a chance de eles desistirem da participação;
  • remova a publicação do seu feed de notícias após o fim da promoção.

Bom, agora você já sabe como fazer sorteio no Instagram e está preparado para engajar os seus seguidores. Além, é claro, de trazer resultados expressivos para o seu negócio!

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