Tendências de Marketing Digital: a inovação a serviço do seu negócio

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Já passamos da primeira metade do ano, é hora de recarregar as baterias com relação ao planejamento do próximo semestre. E para isso, não podemos ignorar as tendências do Marketing Digital que estão apontando fortemente. Queremos que você seja o primeiro a conhecer e incorporar as últimas novidades a estratégia de comunicação do seu negócio e cativar seu público. Preparamos cinco ideias fabulosas sobre como surpreender com estratégias inovadoras de marketing digital.

Neste artigo você vai encontrar dicas para:

1 – Marketing de conteúdo
2 – Vídeos curtos
3 – Transmissões ao vivo
4 – Produção automatizada de conteúdo
5 – Micro momentos

Vamos lá!

Marketing de conteúdo

Todos sabemos que hoje em dia o tempo é dinheiro. Os internautas buscam informações constantemente, mas querem encontrar o mais importante condensado em pequenos textos de leitura rápida e fácil. E aqui está o desafio. Obter um bom artigo que mantém o leitor preso até o final e que responde a todas as suas perguntas. Há a chave: menos quantidade e mais qualidade.

Muitas vezes caímos no erro que, devido à falta de tempo e paciência, não planejamos uma boa estratégia de marketing de conteúdo que atenda às necessidades do nossos leitores. Entendê-los e saber o que eles precisam é a chave para alcançá-los. Então, precisamos apenas parar e observar o que está acontecendo, perceber que estamos cercados de informações que circulam pela rede, algo que até mesmo colapsa. Assim, a tendência aponta para o conteúdo do pagamento, como forma de filtrar informação realmente relevante e de qualidade. Um conteúdo educativo e interessante que realmente responde ao que estamos procurando. Se nós já pagamos para acessar nossas séries e filmes favoritos, por que não fazer isso por informações valiosas e relevantes?

Então, para sua próxima estratégia, produza um conteúdo original, apoiado por imagens e vídeos próprios que personalizam sua marca e que desenvolva seu conteúdo, selecionando o que é realmente relevante para seu público-alvo. Lembre-se que ele não tem tempo para se perder nas entrelinhas, então ofereça o que realmente pode ter um efeito, o que eles precisam saber. E tentando alcançar a mais alta qualidade e originalidade.

Não esqueça que menos é mais!

Vídeos curtos

Uma imagem vale sempre mais que mil palavras. Ainda somos consumidores visuais, e online ainda mais. Além disso, os vídeos são extremamente eficazes, especialmente para explicar ou apresentar novos produtos ou serviços. Sabemos que produzir vídeos requer mais tempo e esforço do que escrever um texto. No entanto, os resultados podem ser incríveis e, na verdade, até virais. Antes de implementar essa estratégia em sua próxima campanha, tenha em mente o número de clientes que usam o telefone celular em vez do computador para acessar esse tipo de conteúdo. Se o uso de dispositivos móveis é mais difundido, um vídeo é sempre mais confortável para ver em uma tela pequena do que ler um artigo.

Você só precisa levar em conta o número de influenciadores que estão ganhando alcance astronômico por meio do storytelling no YouTube. Este ano, o marketing de vídeo terá mais de 70% do tráfego de consumidores. É por isso que, para muitos, o vídeo é o futuro do marketing de conteúdo.

Ao aumentar sua campanha em vídeo, lembre-se de seguir um estilo consistente com sua marca e usar as cores corporativas que representam você. Escolha um padrão para seguir em suas próximas criações. Não se esqueça de medir o tempo adequado dos vídeos seguindo o padrão de menor quantidade e mais qualidade (sempre eficaz). Por fim, escolha os canais para divulgar vídeos de acordo com as redes que seu público usa.

Aproveite também as ferramentas da plataforma, como o Snapchat ou o Instagram, onde você pode postar vídeos curtos, diretos e que tem um tempo certo de duração e depois somem da rede. E melhor ainda, se você tem uma câmera apropriada, vá para os vídeos 360º ou as campanhas de realidade aumentada. Com isso, se você impactar seu público e você fará a diferença.

Transmissões ao vivo

As transmissões em streaming nas redes sociais têm sido fortes nos últimos meses, por isso as agências digitais devem incluir essa ferramenta em suas estratégias e planejamento para o próximo semestre. Esta ferramenta é especialmente aconselhável para webinars, entrevistas, conselhos ou palestras, as transmissões oferecem a possibilidade de interagir com seu público e analisar como eles reagem ao material publicado em tempo real.

Até agora conhecíamos as histórias do Facebook, Snapchat ou Instagram. O Google também anunciou no início do ano o lançamento de seu aplicativo, o YouTube Connect, para enviar vídeos ao vivo gravados com o celular.

A tendência pelo vídeo vertical já uma realidade.

Produção automatizada de conteúdo

As novas tecnologias e ferramentas de inovação encontradas no mercado nos permitem estar ativos nas redes sociais, mesmo fora do dia de trabalho. Com isso, podemos planejar nossas postagens nas redes com antecedência e deixar a mágica acontecer. A automação é possível graças a plataformas como mLabs.

A tendência agora aponta para a automação do conteúdo ligado à inteligência artificial. Se pararmos para pensar sobre quais poderiam ser os trabalhos de marketing que os robôs assumiriam, a criação de conteúdo é, sem dúvida, um deles. Na verdade, já existem robôs capazes de realizar trabalhos criativos que substituem um jornalista ou um profissional de marketing. Os robôs serão uma ameaça para os redatores de conteúdo? Ninguém pode prever o futuro, mas a realidade é que as agências de notícias já estão incorporando essa tecnologia em suas equipes de trabalho.

Mantemo-nos a par dos avanços tecnológicos e do seu impacto no marketing, mas continuamos sendo céticos ao trabalho feito por robôs na criação de conteúdo. Nenhum robô pode ser tão empático, sensível e criativo quanto um editor, que sabe como fazer da linguagem sua melhor ferramenta. Ou estamos errados?

Micro momentos

O consumidor não é mais o que ele era. Agora os consumidores são ultra-capacitados, armados com a mais recente tecnologia e com imenso controle e influência sobre as marcas. Isso significa que a segmentação é a melhor estratégia para pequenas e grandes empresas. Isso permite alcançar o consumidor, dando-lhe o que ele quer, quando ele quer e como ele quer. E o que isso significa para marketing? Antecipe suas necessidades e crie relacionamentos one-to-one.

Essa tendência levou o Google a introduzir o conceito de micro-momentos, que responde a esse comportamento do consumidor. São conversas que aceleram as expectativas do consumidor, dando-lhes o que precisam aqui e agora de forma direta e personalizada. Isto é resumido em três ingredientes básicos:

  • Informações úteis e relevantes
  • Personalização
  • Imediatismo

Com esses três pontos em mente, obtemos um consumidor satisfeito com as informações que ele recebe e isso é útil para tomar decisões. A promoção desses micro momentos leva o consumidor a se aproximar e simpatizar mais com a marca, sentindo-se identificado e / ou representado com ela. Os consumidores têm uma urgência ou necessidade que requer soluções rápidas. A imediata torna-se uma das conseqüências mais diretas da globalização e das tecnologias.

O mundo continua evoluindo, com ele, o marketing e a maneira como as marcas se relacionam e interagem com seu público. Saber adaptar-se às tendências e aproveitar os últimos avanços é uma estratégia necessária em todas as equipes de marketing digital. E é precisamente isso, o que torna o trabalho nesta área emocionante hoje. Lembre-se de que você não precisa ter uma equipe com superpoderes, mas esteja ciente das últimas tendências e terceirize as tarefas que você não pode fazer, como criar vídeos ou automatizar o conteúdo (se você acha que robôs podem fazer melhor).

A chave principal é ouvir e ter empatia com os usuários, antecipando suas necessidades. E quanto ao marketing de conteúdo, é simples. A estrada continua em direção a uma demanda de maior qualidade, relevância e originalidade, reduzindo o tamanho ao que é estritamente necessário. Portanto, aproveite as ferramentas que a tecnologia e a inovação oferecem para cativar efetivamente seus consumidores e obter relacionamentos duradouros.

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