Ajudar o Google a encontrar suas páginas

Migre para a melhor hospedagem para sites!

Saudações Webmasters,

Vamos evoluir? Vamos seguir juntos as Diretrizes gerais listadas abaixo para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site.

https://futturu.com.br/wp-content/uploads/2020/04/futturu.com.br-futturu.com_-2020-04-15_05-09-12.br-old-google-logo-2020-04-15_05-09-12.jpg

Recomendamos que você preste muita atenção às Diretrizes de qualidade abaixo, que definem algumas práticas ilegais que podem levar à remoção completa de um site do índice do Google ou fazer com que um site seja afetado por um algoritmo ou uma ação de spam manual. Se um site é afetado por uma ação de spam, ele não é mais exibido nos resultados de “google.com.br” nem em qualquer site parceiro do Google.

Diretrizes gerais

Ajudar o Google a encontrar suas páginas

  • Verifique se todas as páginas no site podem ser acessadas por meio de um link em outra página que pode ser encontrada. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alternativo. Os links rastreáveis são tags <a> com um atributo href.
  • Forneça um arquivo de Sitemap com links que direcionem usuários a páginas importantes do seu site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”).
  • Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo alguns milhares).
  • Verifique se o servidor da Web que você usa oferece o suporte adequado ao cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso indica ao servidor da Web para informar ao Google se houve alteração no seu conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso permite economizar na largura de banda e nas despesas gerais.
  • Use o arquivo robots.txt no seu servidor da Web a fim de administrar seu orçamento para rastreamento, evitando que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha seu arquivo robots.txt atualizado. Saiba como administrar o rastreamento com o arquivo robots.txt. Teste a cobertura e a sintaxe do seu arquivo robots.txt usando a ferramenta de teste do arquivo robots.txt.

Formas de ajudar o Google a encontrar seu site:

Ajudar o Google a entender suas páginas

  • Crie um site útil e com muitas informações, além de páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários costumam digitar para encontrar suas páginas e verifique se elas aparecem no seu site.
  • Verifique se os elementos <title> e os atributos alt são descritivos, específicos e precisos.
  • Elabore seu site de maneira a ter uma hierarquia de páginas clara e conceitual.
  • Siga nossas práticas recomendadas para imagensvídeos e dados estruturados.
  • Ao usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (por exemplo, Wix ou WordPress), verifique se ele cria páginas e links que podem ser rastreados por mecanismos de pesquisa.
  • Para ajudar o Google a entender por completo o conteúdo do seu site, permita que todos os recursos do site que possam afetar a página de modo significativo sejam rastreados (por exemplo, arquivos CSS e JavaScript que afetam o entendimento das páginas). O sistema de indexação do Google renderiza uma página da Web como um usuário a veria, incluindo arquivos de imagens, CSS e JavaScript. Para ver os recursos da página que o Googlebot não pode rastrear, use a Ferramenta de inspeção de URL. Se for preciso depurar diretivas no arquivo robots.txt, use a ferramenta de testes de robots.txt.
  • Permita que bots de pesquisa rastreiem seu site sem códigos de sessão nem parâmetros de URL que acompanhem o caminho dos bots pelo site. Essas técnicas são úteis para monitorar o comportamento individual do usuário, mas o padrão de acesso dos bots é totalmente diferente. Se você usa essas técnicas, a indexação do seu site pode ser incompleta, já que os bots talvez não consigam eliminar os URLs com aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. O Google pode rastrear conteúdo HTML oculto dentro de elementos de navegação, como guias ou seções de expansão. No entanto, consideramos esse conteúdo menos acessível para os usuários e acreditamos que suas informações mais importantes precisam ficar visíveis na visualização de página padrão.
  • É importante garantir que os links de publicidade nas suas páginas não afetem as classificações dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, use robots.txt ou rel="nofollow" para evitar que links de publicidade sejam seguidos por um rastreador.

Ajudar os visitantes a usar suas páginas

  • Em vez de imagens, procure usar texto para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Se você precisar usar imagens no seu conteúdo textual, use o atributo alternativo (alt) para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Verifique se todos os links levam o usuário a páginas ativas. Use um HTML válido.
  • Otimize os tempos de carregamento das suas páginas. Sites rápidos agradam aos usuários e melhoram a qualidade geral da Web, principalmente para usuários com conexões lentas. O Google recomenda o uso de ferramentas como PageSpeed Insights e Webpagetest.org para testar o desempenho da sua página.
  • Projete seu site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Use a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar como suas páginas funcionam em dispositivos móveis e receber comentários sobre o que precisa ser corrigido.
  • Seu site deve ser exibido corretamente em diferentes navegadores.
  • Se possível, mantenha as conexões do seu site seguras com HTTPS. Criptografar interações entre o usuário e seu website é uma prática recomendada para a comunicação na Web.
  • Certifique-se de que suas páginas sejam úteis para pessoas com deficiência visual (por exemplo, testando a usabilidade com um leitor de tela).

Diretrizes de qualidade

Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas que não estão listadas aqui. O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar nesta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os webmasters que se esforçam para manter os princípios básicos proporcionarão uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, terão uma melhor classificação do que aqueles que passam o tempo à procura de brechas que possam explorar.

Se você acredita que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, informe-nos preenchendo um relatório de spam. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, tentamos minimizar conflitos em relação à luta contra spam. Embora talvez não realizemos ações manuais em resposta a cada denúncia, as denúncias de spam são priorizadas com base no impacto ao usuário e, em alguns casos, podem levar à completa remoção de um site de spam dos resultados de pesquisa do Google. Entretanto, nem todas as ações manuais resultam em remoção. Mesmo quando tomamos medidas em um site denunciado, os efeitos dessas ações podem não ser óbvios à primeira vista.

Princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”.
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou cativante. Faça ele se destacar da concorrência.

Diretrizes específicas

Evite as seguintes técnicas:

Siga algumas práticas recomendadas:

  • Monitoramento do seu site para procurar hackers e remover o conteúdo invadido assim que ele aparecer.
  • Bloqueio e remoção de spam gerado pelo usuário em seu site.

Caso seu site viole uma ou mais dessas diretrizes, o Google poderá executar uma ação manual contra ele. Após solucionar o problema, envie o site para reconsideração.

Fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/35769

Assinar nossa Newsletter

* indicates required

Baixe grátis o E-book "Web Sites Que Funcionam" e Crie Sites Incríveis Hoje

Criação de Site em Belém por uma empresa Profissional

Hospedagem de Site Premium em Belém com Nota Fiscal automática

Postagens em alta

Postagens relacionadas