Dicas de Cibersegurança para Startups

Migre para a melhor hospedagem para sites!
57 / 100

Grandes corporações, agências governamentais bem estabelecidas e agências não governamentais investiram em segurança cibernética para construir redes e sistemas mais resistentes a ameaças.

O caso é diferente com o início de empresas. A maioria das startups carece de recursos para investir em medidas de segurança adequadas. Como tal, os hackers sempre tiveram uma tarefa difícil violando startups.

Este é o motivo pelo qual você precisa estar extremamente vigilante para proteger o seu negócio inicial. Neste artigo, você aprenderá sobre algumas das medidas de segurança que você pode usar para proteger sua inicialização contra ameaças de segurança cibernética.

1. Segurança de senha

A maioria das pessoas prefere usar os caracteres mais simples ao criar senhas. Da mesma forma, a maioria das pessoas reutiliza suas senhas em várias contas.

Uma pesquisa de segurança online Harris Poll mostra agora que 65% das pessoas reutilizam senhas em várias plataformas. Como resultado, as senhas são a principal causa da maioria das violações de dados corporativos. Só em 2019, 42% das violações de dados para empresas resultaram de senhas fracas.

futturu.com.br dicas de ciberseguranca para startups dicas de ciberseguranca para startups 26 11 2021 12 20 21 640106

A primeira linha de defesa que você deve ter para sua inicialização é uma senha única e robusta. Esses tipos de senhas impedirão os esforços de força bruta e impedirão o acesso não autorizado aos seus sistemas.

No entanto, também é ótimo tornar suas senhas fáceis de lembrar. Alguns usuários acabam criando senhas muito longas e complexas e acabam esquecendo-as. Aqui estão algumas das melhores idéias de senha que você deve seguir:

  • O comprimento supera a complexidade. Quanto mais longa a senha, mais segura ela é
  • A complexidade ainda conta. Sempre combine letras minúsculas, letras maiúsculas, números e caracteres especiais.
  • Um gerenciador de senhas é sua arma secreta. Eles são ótimas ferramentas que podem ser usadas para organizar suas senhas e garantir o armazenamento seguro de senhas. Algumas das melhores ferramentas de gerenciamento de senha incluem; LastPass, KeePass e Dashlane.
  • Sempre certifique-se de usar senhas diferentes para cada uma de suas contas.

Essas práticas se aplicam a você e a todos os stakeholders de sua startup. Portanto, certifique-se de que todos aqueles que criam suas contas com você cumprem essas regras.

2. Treinamento e Conscientização de Segurança

Parece que muitas startups e agências estabelecidas ainda não reconheceram a essência dos programas de treinamento e conscientização em segurança cibernética. De acordo com um relatório recente de habilidades de segurança cibernética conduzido pelo Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte, apenas uma em nove (11%) organizações oferece treinamento em segurança cibernética a seus funcionários.

Ao lançar seu negócio, esteja preparado para realizar um programa de treinamento e conscientização. Não adianta trabalhar com funcionários que ignoram a segurança cibernética. Você só estará aumentando sua vulnerabilidade a ataques cibernéticos.

Um programa de treinamento e conscientização em segurança cibernética não torna sua startup imune a ameaças cibernéticas. Isso apenas minimiza as chances de um ataque cibernético. O programa de treinamento e conscientização sobre segurança ajudará a desenvolver uma cultura de segurança, que por muito tempo sempre foi vista como o Santo Graal para a maioria das organizações que se preocupam com sua segurança.

O programa de treinamento de segurança também ajudará a melhorar o bem-estar de segurança de seus funcionários. Ele irá equipá-los com o conhecimento e as habilidades necessários para identificar um ataque potencial e torná-los cientes das estratégias de contra-defesa para se protegerem contra ameaças cibernéticas.

3. Criptografia SSL

A Internet está evoluindo rapidamente, assim como os ataques cibernéticos. Isso exige uma melhor proteção do site. O Google está trabalhando continuamente para garantir que a Internet seja um lugar seguro.

Sempre encorajou os proprietários de sites a usar HTTPS em vez de HTTP. Os sites HTTPS possuem um certificado SSL, que é o protocolo que garantirá a transferência segura de informações entre o final de sua inicialização e os navegadores dos visitantes. Assim, ele criptografa dados confidenciais, tornando-os ilegíveis por hackers.

Essas informações confidenciais podem incluir credenciais de login, informações de pagamento, registros de saúde e outras informações pessoais. Com o aumento dos casos de violação de dados, você não tem outra opção a não ser comprar e instalar o certificado SSL.

Sendo uma startup, você também precisa do certificado SSL para ajudá-lo a se classificar nos motores de busca. Existem várias opções de certificados SSL que funcionarão melhor para sua inicialização. Por exemplo, você pode usar o certificado SSL Comodo Essential , um certificado barato e de baixo custo que protegerá seu domínio ou subdomínio escolhido.

4. Autenticação de múltiplos fatores

Habilitar uma autenticação de várias etapas é uma das dicas de segurança cibernética mais simples, porém eficazes, que você deve seguir para proteger sua inicialização.

É um recurso de segurança que exige que os usuários passem por um processo de verificação extra antes de finalmente receberem acesso à sua conta. Com a autenticação de múltiplos fatores, mesmo que suas credenciais de login sejam comprometidas, o hacker terá que inserir um código de segurança enviado exclusivamente para o seu telefone.

A tecnologia de autenticação de várias etapas também passou por uma tremenda transformação. Por exemplo, agora usamos recursos biométricos, como impressões digitais e reconhecimento de rosto para ajudar a fortalecer o processo de verificação do usuário.

5. Sempre use um software atualizado

Você está ocupado em sua mesa de escritório, provavelmente planejando estratégias sobre como fará seu negócio crescer.

Uma notificação pop-up informando que uma nova atualização de software está disponível aparece repentinamente na tela. Porque você está ocupado, você clica rapidamente em ‘cancelar’ em vez de ‘instalar’. Esse ato por si só pode comprometer seus negócios e interrompê-los prematuramente.

Ignorar uma atualização de software manterá a porta aberta para que os hackers acessem suas informações confidenciais, distorçam as informações, roubem-nas e espalhem malware para o seu sistema.

Muitos dos ataques de malware que ocorrem hoje se aproveitam de versões de software desatualizadas. O Equifax Data Breach é um exemplo perfeito.

Novas versões de software vêm com recursos de segurança mais aprimorados que podem ajudar a proteger sua empresa contra ameaças de segurança cibernética. Nunca adie a instalação da atualização. Certifique-se de instalá-lo no momento em que vir a notificação pop-up na tela.

6. Instale Firewalls

Existe um equívoco comum sobre firewalls – que eles são necessários apenas para grandes corporações e agências governamentais. No entanto, a realidade é que todo tipo de negócio, incluindo startups, deve ter um firewall para sobreviver às muitas ameaças à segurança cibernética que acontecem hoje.

Um firewall é uma das ferramentas de defesa essenciais para sua inicialização. Sua tarefa é evitar que qualquer forma de conexão não autorizada chegue até você. Ele monitorará o tráfego de entrada e saída e apenas permitirá o tráfego seguro para sua rede.

7. Limitações de acesso

Quem deve ser capaz de acessar os dados de sua empresa? Todos os seus funcionários devem ter permissão para navegar por todos os repositórios de dados? Certamente não. Seus funcionários também podem ser seus maiores inimigos. Não é bom confiar em ninguém, especialmente em uma configuração de startup onde você mal conhece seus funcionários.

A melhor prática será aplicar o princípio do menor privilégio. Apenas aqueles que têm negócios com os dados devem ter permissão para acessar os dados. Ao limitar o acesso aos dados confidenciais do usuário, você estará limitando as ameaças potenciais associadas à exposição de dados em mãos erradas.

Conclusão

Muitos proprietários de startups costumam pensar que não podem ser vítimas de uma violação de dados e que têm pouco para fazer um hacker ir atrás deles. Esse não é o caso. As startups agora emergiram como um dos alvos principais dos hackers. Você deve lançar seu negócio junto com uma estratégia de segurança cibernética abrangente para garantir que você seja resiliente a qualquer forma de ataque cibernético. Este artigo deu oito dicas para melhorar a Cibersegurança para Startups que devem adotar para serem mais cibernéticas.

Assinar nossa Newsletter

* indicates required

Baixe grátis o E-book "Web Sites Que Funcionam" e Crie Sites Incríveis Hoje

Criação de Site em Belém por uma empresa Profissional

Hospedagem de Site Premium em Belém com Nota Fiscal automática

Postagens em alta

Postagens relacionadas