Transição de Incerteza para uma Nova Realidade: Análise do Cotidiano em Transformação
Em 31 de dezembro de 2019, a maioria da população se reunia nas praias para celebrar o réveillon, uma tradição brasileira marcada pela elaboração de planos e resoluções para o ano que se iniciava. Entre esses desejos estavam metas para perda de peso, aprimoramento educacional, mudança de emprego e economia financeira. Parecia ser mais um começo comum, repleto de esperança e otimismo. Então, um vírus surgiu do outro lado do mundo, e tudo mudou.
É altamente provável que você esteja lendo este artigo a partir de sua casa, como muitos de nós, acompanhando notícias que teriam parecido impensáveis alguns meses atrás. Você está monitorando a educação online de seus filhos, desinfetando produtos como latas de molho de tomate, realizando compras pela internet e até mesmo reorganizando a disposição dos móveis em sua residência.
Mesmo com a reabertura do comércio em várias regiões, a sensação geral é de que o mundo lá fora está em pausa. Entretanto, dentro de cada lar, esses microcosmos que habitamos sozinhos ou com familiares, a vida não apenas continuou, mas também deu origem a novos comportamentos que têm potencial para persistir no pós-pandemia. Uma pesquisa realizada nos EUA indica que quase metade das pessoas planeja manter essas mudanças comportamentais mesmo em um mundo pós-COVID.
Diante de tantas variáveis e complexidades, convidamos você a focar no presente e nas pequenas e grandes mudanças que estão emergindo em nosso cotidiano, fornecendo pistas que podem nos auxiliar na imaginação e criação do futuro.
O Ensaio para uma Nova Realidade já Começou
Para compreender o que está acontecendo e nos prepararmos para o amanhã, identificamos três macroforças que estão ganhando destaque neste momento: a incerteza, a volatilidade e a mobilidade. Juntas, essas forças estão moldando as respostas comportamentais que vêm se destacando desde o início da crise e do isolamento social.
Nesse sentido, aprofundaremos cada uma dessas macroforças para entender as evidências que estão se manifestando no presente.
Incertezas e a Evolução das Formas de Viver
Em um momento de tamanha imprevisibilidade, atributos como segurança, conforto e familiaridade ganham uma nova importância, transformando nossa relação com a saúde, a casa e as relações interpessoais.
Desde a compra de produtos de limpeza até a adoção de novos comportamentos relacionados à alimentação e atividade física, a incerteza da pandemia levou os brasileiros a adentrarem em um novo cotidiano, no qual a saúde está menos vinculada à estética e mais centrada no cuidado e bem-estar.
















