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Em nossa era digital atual, possuir um site profissional tornou-se essencial para praticamente todas as carreiras e empreendimentos empresariais. Um excelente site pode atuar como uma ferramenta de marketing, plataforma de vendas, vitrine de trabalhos e habilidades, canal de comunicação e impulsionador de marca. Se você deseja um site capaz de desempenhar todas essas funções com eficiência, a FUTTURU é a solução perfeita para você.

Neste artigo, apresentaremos um guia passo a passo para criar um site. Além de abordar os aspectos técnicos e detalhes da criação do seu próprio site, também focaremos nas questões cruciais de branding e marketing para garantir que seu site seja tão eficiente quanto atraente.

Sem mais demoras, aqui estão os passos para criar um site profissional:

  1. Desenvolva uma estratégia de marca
  2. Selecione o design
  3. Dê prioridade à usabilidade
  4. Otimize para os mecanismos de busca (Google)
  5. Profissionalize seu site
  6. Adapte-se aos dispositivos móveis
  7. Mantenha os visitantes engajados

 

1. Faça uma estratégia de sua marca

Sua primeira tarefa é desenvolver uma estratégia de marca detalhada. Você não quer começar a criar um site antes de ter uma ideia sólida do propósito do site, público-alvo, filosofia visual orientadora ou tom de voz. Tudo isso deve ficar claro para você à medida que você prossegue com o seguinte:

  • Identifique o seu mercado-alvo : quem são eles? A quais grupos demográficos eles pertencem? O que eles gostam de fazer? Como eles se veem? Como seu negócio ou site influenciará a vida deles?
  • Pesquise seus concorrentes : faça uma pesquisa de mercado para ter uma ideia do que a concorrência está fazendo, quais são seus pontos fortes e fracos e como você pode abrir um nicho para si mesmo no campo.
  • Defina a identidade de sua marca : se você tivesse que descrever sua marca em três palavras, quais seriam? Qual é a visão que motiva sua marca? Pense na personalidade da sua marca e extraia dela traços tangíveis, como cores, vocabulário e estilo da marca.
  • Prepare material consistente de branding : agora é hora de ser prático e preparar os materiais que logo serão apresentados em seu site e em seus outros ativos de branding. Certifique-se de criar seu próprio logotipo , bem como imagens, slogans, vídeos, conteúdo textual e muito mais. Todos esses elementos devem corresponder à identidade da sua marca e servir à sua estratégia de marca.
 

2. Escolha o design

Desde a escolha do esquema de cores certo para o site até a elaboração do layout certo para o seu site, há muitos aspectos a serem levados em consideração quando se trata do design do site em si. Se você já sabe como fazer um site e tem alguma experiência anterior, pode construir seu site a partir de uma tela em branco . Ou se preferir, você pode selecionar um modelo projetado profissionalmente que funcionará como a base do seu design. Se você escolher o último, poderá criar um site profissional em três etapas fáceis:

  • Escolha um modelo : os modelos de site oferecem uma base sólida para projetar seu site. A FUTTURU oferece uma vasta seleção de modelos de sites profissionais para uma variedade de temas, estilos e finalidades. Esteja você criando um site pessoal , loja online ou qualquer outro tipo de site, encontre o modelo que melhor se adapta à sua visão. O ideal é que aquele que você escolher já esteja estruturado de acordo com suas necessidades e de acordo com sua estratégia de branding.
  • Personalize seu modelo : uma vez que seu coração está definido em um modelo, é hora de transformá-lo em seu próprio site personalizando e editando. Adicione todo o seu conteúdo, incluindo texto, imagens, vídeos, links e áudio. Em seguida, refine o design para se adequar à sua marca, brincando com esquemas de cores, ordem de página, formas, escolha de fonte e muito mais. Sua personalização pode ser tão básica ou elaborada quanto você quiser. 
  • Ajuste a aparência : Criar um site da Web é muito mais do que apenas escolher as melhores fontes, cores e imagens. Você pode incorporar uma variedade de recursos de mídia para aprimorar sua estética geral. Experimente adicionar vídeos ou animações de fundo ao design do seu site para aumentar o movimento, ou a rolagem paralaxe para criar uma sensação de profundidade.
 
 
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3. Priorize a usabilidade

Seu site precisa chamar a atenção de qualquer cliente em potencial, mas para garantir que os visitantes continuem navegando, você também deve fornecer uma experiência de usuário positiva. Um belo site que não funciona corretamente não vai te levar muito longe. Ao criar seu site profissional, preste atenção a estes pontos importantes:

  • Fluxo de navegação : para uma navegação ideal no site, certifique-se de que a estrutura do site seja clara e intuitiva. Os visitantes devem ser capazes de navegar facilmente entre as páginas e subpáginas usando o menu principal ou links internos.
  • Hierarquia de conteúdo : a hierarquia é um dos sete princípios de design, por isso você deve prestar atenção extra a ele. O seu objetivo é guiar os visitantes através do seu site na ordem que melhor se adequa ao seu interesse. Ao planejar o layout do seu site, certifique-se de que os aspectos mais importantes sejam os mais proeminentes. Reflita essa hierarquia em seu design, enfatizando os elementos mais importantes por meio de tamanho, cor e posicionamento na página. Por exemplo, se você deseja que as pessoas assinem seu serviço, certifique-se de que o botão ‘Inscrever-se’ esteja em destaque na página. Esta página de destino que explica como criar um blog demonstra claramente a hierarquia de conteúdo bem feita, com cabeçalhos grandes e botões atraentes.
  • Chamadas à ação : CTAs são as mensagens curtas que convidam os visitantes do site a tomar ação direta. Eles podem encorajar os visitantes a “registrar-se gratuitamente”, “obter o seu hoje” ou “assinar”. Resumindo, eles dizem aos visitantes explicitamente o que você deseja que eles façam e tornam mais fácil para eles confiarem no que acontecerá depois de clicar em um botão.
  • Legibilidade : de que adianta ter um site se seu conteúdo é praticamente ilegível? A legibilidade é um princípio básico em tipografia. Certifique-se de usar fontes claras e tamanhos de fonte confortáveis, de que as cores do texto contrastem bem com as cores do fundo e de que haja espaço vazio suficiente (“espaços em branco”) ao redor do conteúdo escrito.
  • Rodapé : a parte inferior do seu site é conhecida como rodapé do site (a parte superior é o “cabeçalho”). Os rodapés não são imediatamente visíveis aos visitantes do site, mas podem ser usados ​​de várias maneiras para aprimorar a usabilidade. Considere adicionar suas informações de contato ao rodapé, incluindo botões com links para canais de mídia social. Você também pode exibir um mapa do site simplificado com links para todas as suas páginas, bem como uma breve explicação de quem você é, ou um texto de isenção de responsabilidade do site.
 

4. Prepare-se para os mecanismos de pesquisa

Colocar seu site em uma posição de destaque nos resultados de pesquisa é uma das maneiras mais valiosas de aumentar seu tráfego, por isso é tão importante considerar a otimização de mecanismos de pesquisa ( SEO ) nos estágios iniciais da criação de seu site. Parte fundamental do marketing online, o SEO é uma ciência em seu próprio direito. Seus principais elementos são:

  • Pesquisa de palavras-chave : coloque-se no lugar de seu cliente ou visitante em potencial do site. Quais perguntas ou frases eles podem pesquisar no Google que podem levá-los ao seu site? As palavras-chave em suas consultas de pesquisa guiarão sua estratégia de SEO. Usando ferramentas de pesquisa de palavras-chave , você poderá tomar uma decisão informada sobre quais palavras – chave você deve almejar.
  • Texto : cada texto em seu site, do menu à página de perguntas frequentes, blog, rodapé ou seção de biografia, deve ser escrito com o SEO em mente. Embora existam muitas dicas de SEO para impulsionar seu site, a ideia geral é encontrar maneiras sutis e elegantes de integrar suas palavras-chave ao conteúdo textual de seu site sem comprometer a qualidade. Os rastreadores de mecanismos de pesquisa são inteligentes e podem rebaixar sua classificação se acharem que você se parece muito com um anúncio.
  • Meta tags : mecanismos de pesquisa como o Google lêem seus metadados. Cabe a você controlar o que eles veem e como apresentam seu site nos resultados de pesquisa. Vale a pena reservar um tempo para adicionar metatags personalizadas ao seu site com o objetivo de otimizar seu conteúdo e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o que suas páginas contêm.
  • Texto alternativo : as imagens também desempenham um papel importante em seus esforços de SEO. Cada imagem que você enviar para o seu site deve ter um texto alternativo (abreviação de ‘texto alternativo’) adicionado a ela. O texto alternativo é uma linha muito curta que explica aos mecanismos de pesquisa o que a imagem representa. Por sua vez, isso permite que suas imagens sejam ‘encontradas’ nos resultados de pesquisa, por isso é importante escrever um texto alternativo adequado para SEO para todas as suas imagens.
  • Criação de links : em termos gerais, sua classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa provavelmente melhorará se você tiver outros sites com links para o seu site. Você pode começar enviando seu site para diretórios, certificando-se de que todos os seus perfis de mídia social estejam vinculados ao seu site e incentivando os visitantes do site a compartilhar seu conteúdo também.

Lembre-se de que o SEO é um processo de longo prazo que não termina quando o site é lançado. Você precisará continuar a refiná-lo à medida que avança para obter resultados sustentáveis.

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5. Profissionalize seu site

Além de atuar como a face on-line de sua empresa ou serviço, você deve se perguntar como seu site pode aumentar ainda mais seu sucesso profissional. Dependendo do seu setor ou campo, seu site pode oferecer uma série de recursos que o tornarão mais atraente para o seu mercado-alvo. Por exemplo:

  • Reservas : A solução ideal para agendar compromissos online que ajuda você a fazer reservas e receber pagamentos, bem como gerenciar sua agenda com mais eficiência e mostrar seus serviços da melhor maneira.
  • Lojas Virtuais : A maneira mais conveniente de criar e gerenciar uma loja online, que inclui recursos profissionais como ferramentas de marketing avançadas, pagamentos online seguros e vários canais de vendas. Existem centenas de recursos de design para garantir que você apresente seus produtos da maneira mais atraente. Você pode começar a construir seu site do zero ou escolher um desses modelos de loja online .
 
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6. Torne-se móvel

Garantir que seu site funcione tão bem no celular quanto no desktop é crucial nos dias de hoje. Na verdade, as estatísticas de uso de dispositivos móveis indicam que os dispositivos móveis são responsáveis ​​por 52% das visualizações de páginas da web em todo o mundo . Além disso, como o Google implementou a indexação que prioriza o celular, os sites são classificados nos resultados de pesquisa predominantemente por suas versões para celular. Obviamente, vale a pena investir seu tempo na otimização de seu site para celular .

7. Mantenha os visitantes engajados

Assim que seu site entrar no ar, você verá que o principal desafio muda para atrair e manter visitantes. Você pode se preparar para essa tarefa adicionando recursos que ativamente alcançam os visitantes e mantêm seu conteúdo online dinâmico.

  • Boletim informativo : Quer dominar o marketing por email como um profissional? A solução de marketing por e-mail da FUTTURU permite que você crie campanhas eficazes usando layouts totalmente personalizáveis, ferramentas de automação de marketing, rastreamento de estatísticas de fácil leitura e muito mais.
  • Blog : Existem muitos motivos pelos quais começar um blog vale seu tempo e esforço. Além do fato de que você pode trabalhar para monetizar seu blog , ter um blog pode impactar positivamente o tráfego do seu site. Ao cobrir uma ampla variedade de tópicos, você pode atrair mais leitores e, por sua vez, mais usuários para o seu produto ou serviço. Em termos de conteúdo, ter seu próprio blog permite que você comunique sua mensagem e ideias em um tom mais pessoal, além de demonstrar seu nível de profissionalismo em sua área. 
  • Feed social : ativo nas redes sociais? Informe os visitantes do seu site, incentivando-os a se conectar com você em outras plataformas. 

 

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